quinta-feira, 17 de junho de 2010

Conceito

Meu pai sempre tem ideias interessantes para compartilhar e eu claro, sempre procurei tirar um bom proveito disso.
A algum tempo atrás ouvi meu pai analizando sobre algo que ele tinha ouvido e que o tinha levado a refletir sobre o assunto chegando a seguinte conclusão:
Um amigo contou a ele que passou por uns apuros financeiros a cerca de 10 anos atrás e que por ter tomado decisões equivocadas, tinha sido forçado a vender 3 dos 5 imóveis que ele tinha na  ocasião para saldar dívidas, mas que ele já tinha se recuperado e que agora ele tinha mais do quando  passou pelo sufoco, pois atualmente tem 8 imóveis, ou seja, segundo a crença dele, ele tem 5 mais 3. A analise parte do seguinte princípio, se essa mesma pessoa tivesse sido mais cautelosa, tivesse tomado mais cuidado e não tivesse sido "forçado" a negociar 3 dos 5 imóveis que tinha a 10 anos atrás, e ao contrário disso com cautela, trabalho e sabedoria tivesse buscado conselhos afim de não cometer os erros que cometeu, tendo que vender os imóveis, hoje ele teria 10 imóveis, mesmo porque depois de ter negociado 3 casas, ele trabalhou duro e comprou outros 5 imóveis ultimos 10 anos. Perder conceito é igual a ter prejuizo financeiro, jamais poderemos nos recuperar, é preciso ter muito cuidado e sabedoria para não perder conceito, pois este, uma vez perdido, não será mais recuperado por completo. Junto com o conceito vem a confiança que depositam na gente, e confiança é sinonimo de honestidade, quando alguém é confiável, é considerado honesto, tem um bom conceito e quando a gente pisa na bola uma vez, o conceito vai la embaixo. Com algum tempo é possível você mostrar que sua intenção nunca foi decepcionar, perder a confiança e muito menos o conceito que você tinha com as pessoas e elas até podem voltar a confiar em você, acreditar que você realmente se arrependeu do "erro" e que merece credibilidade, mas infelizmente o nível de conceito que seria possível alcançar, nunca será alcançado e o conceito será sempre avaliado levando em conta a vez em que pisamos na bola. Não vou citar nomes, mas quando comecei a pensar sobre este texto o que mais me entristeceu foi me lembrar que recentemente eu perdi e muito meu conceito com uma pessoa que eu amo muito, e também vi ir por água abaixo o restinho de conceito que restava de uma pessoa que também é muito importante em minha vida e sei que assim como eu não vou mais poder recuperar o conceito que eu um dia tive, por outro lado essa outra pessoa também nunca mais irá contar com o mesmo conceito que um dia teve comigo...
Assim é a vida, é melhor avaliar muito antes de tomar algumas decisões, pois o conceito é igual a prejuízo, não da pra recuperar.

Nenhum comentário:

De Pai Pra Filho. De Filho Pra Pai

Sabe esses vídeos que vemos quase que diariamente em postagens do facebook com participações brilhantes em reality shows ao redor do mundo, ...