sexta-feira, 15 de maio de 2009

Aos Meus Amigos

O Quebra Cabeças(André Fonceca)

Nunca montei um “Quebra Cabeças” sozinho, ajudei a montar vários, quando eu era criança, lembro que às vezes juntava um monte de primos e primas no chão da casa da vó para montarmos um juntos, se não me engano o maior que já vi, tinha 4000(quatro mil peças) e cada peça ajudava a dar um pouco mais de sentido a imagem que tínhamos visto na caixa, em casa tem um que na verdade é da minha irmã Aletér, todo mundo em casa ajudou a montar o quebra cabeças dela que agora esta emoldurado e devidamente pendurado na parede, é o que acontece às vezes quando a paisagem nos chama a atenção, e mesmo que a paisagem não seja interessante, talvez algumas pessoas acabam mandando por em uma moldura por conta do trabalho todo que teve para montá-lo e para que cada vez que olhar para ele, lembrar de quantas vezes pensou em espalhar todas as peças e voltar a guardá-las na caixa, muitas vezes é isso mesmo que fazemos.
Não sei qual é a melhor técnica para montar um “Quebra Cabeças” já ouvi dizer que em geral, se começa encontrando as peças que montam o contorno, e daí por diante as outras peças vão surgindo e sendo encaixadas uma a uma até que se forme a figura, mesmo começando seguindo algum tipo de regra ou padrão, ainda assim algumas peças podem parecer não fazer sentido, simplesmente olhamos pra elas e pensamos: “onde será que essa vai se encaixar??!!” e às vezes acabamos encontrando um lugar para aquela peça sem que nos demos conta de que a pouco tempo, a mesma parecia não fazer o menor sentido em nossa figura.
De quantas pessoas ou situações podemos lembrar ao pensar nisso, algumas vezes ao olharmos para uma peça, a comparamos com a imagem que queremos formar, com as outras peças que já temos encaixadas e não conseguimos imaginar como aquela peça vai se encaixar ali, algumas peças podem simplesmente cobrir um espaço e terminar de dar forma a uma folhagem verde, só um buraco que agora não existe mais, a peça que faltava está lá, ocupando o espaço dela, e cada uma tem seu lugar, seu espaço, às vezes uma determinada peça, fica ali meio de lado, separada e parece até que não vai haver lugar pra ela e quando descobrimos o lugar que ela vai ocupar, percebemos que ela da um sentido muito importante para a nossa “paisagem” “vida”. Algumas pessoas que conhecemos, são como uma peça que aparece e ocupa o lugar dela de forma rápida e sem nem mesmo nos tomar muita atenção, outras ficam meio de lado, sempre ali, algumas vezes a vemos, e algumas vezes até pensamos ter esquecido que aquela “peça” “pessoa” existe, mas o tempo e a vida acabam por nos mostrar que a “pessoa” “peça” ainda vai dar um sentido novo a nossa “vida” “Paisagem”. Sempre digo que aprendi e continuo aprendendo mais e mais com cada uma das pessoas que me ajudaram a e continuam me ajudando a compor o “Quebra Cabeças” da minha vida, algumas “peças” “pessoas” já estão definitivamente no lugar e já deram o sentido que tinham que dar, outras ainda estou descobrindo, com certeza existem muitas que estão em “Stand By”. “Stand By” quantas peças podem ficar lá? isso eu não sei e espero não poder contá-las nunca, pois não havendo mais nenhuma peça lá, também não há mais o que viver, ou o que conviver. Em nossas “vidas”, “paisagens” sempre deve haver “pessoas”, “peças” em “Stand By” e vai ser assim até que a “vida” cesse e então a paisagem deverá estar completa. Espero sinceramente que ainda existam muitas e, muitas peças ao lado, aguardando, para que eu continue descobrindo minha paisagem um pouquinho mais a cada dia e que pessoas como você, que são verdadeiras “peças” difíceis de encontrar lugar pra elas, possam continuar a fazer sentido em minha “vida” “paisagem”. Você faz parte da minha história, da Paisagem, da minha Vida, sempre acreditei que as pessoas assim como as peças de um “Quebra Cabeças” são insubstituíveis, ninguém ocupa um lugar que não é seu. O seu lugar é só seu...

2 comentários:

Anônimo disse...

tudo q esta escrito ai sao verdades q fazem parte de nossas vidas
cada peça do quebra cabeça e como uma parte de nos msms
e nos sabemos bem o qto temos q tentar encaixar todas as peças da melhor forma possivel tanto em um quebra cabeças como na nossa vida
te amo primo lindo
dayane nora

Unknown disse...

*Espero q msm tendo sido uma adolescente mto rebeld qndo vc me conheceu (2000), eu tenha conquistado um lugar no seu "quebra-cabeça", saiba q no meu vc conquistou a peça q parecia não caber no seu devido lugar..(sab pq?)..'Porque mtas pessoas julgam o livro pela capa' e foi assim q c deu a primeira impressão minha d vc. Mais aprendi mto com a sua pessoa, e saiba q vc deixou gnds marcas na minha vida pq vc é uma pessoinha mto especial e inteligent tbm..(vc lembra qndo ficava mandado eu soletrar B.I.C.I.C.L.E.T.A. aff pra mim era o cúmulo)..Mais é isso ai, cada um deixa a sua marca por ond passa..E desejo mto q vc sempre c lembre d mim, e d como foi important a nossa convivência..(apesar dos pesares, né)..Nada acontece por acaso, e c não aconteceu o desejado é pq não estava escrito..apesar d q td acontece dentro do seu tempo específico..!!*

BJUS..dessa garota maluca...!!

"">>viva a vida intensament<<""
ADOREI.

De Pai Pra Filho. De Filho Pra Pai

Sabe esses vídeos que vemos quase que diariamente em postagens do facebook com participações brilhantes em reality shows ao redor do mundo, ...